Cícero Cattani
07 mar 2018

Presidente da Sanepar quis impor lei da mordaça ao blog

A  juíza Adriana Ayres Ferreira, da  14° Juizado Especial Cível de Curitiba, indeferiu   pedido de Mounir Chaowiche para impor “tutela inibitória para que o réu se abstenha de publicar quaisquer matérias ou opiniões pessoais” envolvendo o nome dele. O presidente da Sanepar, segundo ele mesmo informou, já move ao menos cinco novos processos contra o titular do blog.

Mounir Chaowiche é visto como candidato  à Câmara Federal pelo PSDB.

  • – Um dos homens fortes do segundo governo de Beto Richa (PSDB), Mounir Chaowiche teria botado na cabeça que quer ser deputado federal em 2018. Atualmente, é presidente da Sanepar, mas vem acompanhando Richa desde a prefeitura, quando virou presidente da Cohab. No governo do estado, subiu para a Cohapar. E, inesperadamente, mudou de área quando Fernando Ghignone deixou a Sanepar, em 2015. Dentro da Sanepar, o único receio é que as políticas da empresa sejam guiadas por um pensamento eleitoral. (Blog Caixa Zero, Gazeta do Povo, 23/2)2916)

Iniciativas que podem representar tentativas de censura ou ameaça à liberdade de expressão tendem a se multiplicar perto dos períodos eleitorais, segundo entidades que lidam com o tema.

.Para o diretor-executivo da ANJ (Associação Nacional de Jornais), Ricardo Pedreira, o ambiente eleitoral é sensível para “informações que desagradam” ao poder, mas a sociedade deve estar pronta para rechaçar ações antidemocráticas.

O momento atual é especialmente fértil para projetos que ferem a liberdade de expressão porque o país vive um clima de polarização intensa, diz a jornalista Cristina Zahar, secretária-executiva da Abraji(Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná será comunicado da tentativa  de censura prévia, isto é, de impor a lei da mordaça.

Comentários

  • Rivellino | 08 mar 2018

    == Muito ambiciona lamber ==

    Nesse momento noturno, dia 8, próximo a um barzinho, com aquela baba a escorrer pelos beiços (semelhante a de um cão), FHC está a porta da casa do lula, esperando…
    Ele olha atentamente.
    Às vezes dá uma andadinha pra cá e outra pra lá.
    Parece pre-ocupado.
    Lula ainda não chegou…
    FHC ambiciona, apetece, aspira, anseia e espera…
    Pacientemente.
    O que aguarda, agora à noite, o FHC?
    Lula!
    |
    FHC muito ambiciona lamber o entre-dedos do pé de lula (quando lula chegar a casa retirando, cansado, o sapato): lá está FHC babando.
    |
    FHC é 1 curió & 1 mané!
    |
    FHC deveria mirar-se na Coreia do Sul.
    O que se deve evitar entre os homens é a burrice e a falta de arte. Ou seja: ser PeTralha e, por outro lado, deve se temer o achismo ignorante.
    |
    Observe a realidade dessa ultra-atleta: heroína de 2018: Marit Byørgen! Mas no Brasil, por outro lado: a baranguice do PT apenas. Marit é singular. Única. Ponto final.
    [*Marit Bjoergen — naturalmente não-baranga e nem Kitsch — e que não tem nada a ver com o petismo brega e nem com o PeTralhismo!].

  • Angelo Rigon | 08 mar 2018

    Um absurdo sem tamanho, um atentado à liberdade. Minha solidariedade, Cattani.

Faça um Comentário