Cícero Cattani
01 jun 2018

Ibope: Requião e Cida, mesma frustração e alta rejeição

Novidade nesta segunda pesquisa Ibope/CBN Cascavel, Roberto Requião aparece com 18% das intenções de voto. Menos que ele esperava. Requião pediu que seu nome fosse avaliado acreditando que apareceria na liderança. Outra frustração foi Cida Borghetti: na pesquisa proibida a pedido dela, aparecia com 8%. Nesta, na estimulada, tem 10%, cai para 7% no cenário com Roberto Requião. Na espontânea, aquela em que os nomes dos candidatos não são listados, Cida sequer é lembrada pelos eleitores. A rejeição dos dois é alta: 37%, Requião,  e 24% de Cida.

Duas observações de quem acompanha a cena política de Curitiba, no blog do Angelo Rigon:

1) Faltam quatro meses para a campanha e 70% dos eleitores não sabem que Cida Borghetti é a governadora. Ou seja, a máquina, com todas as nomeações direcionadas à pré-candidatura do PP, está ajudando pouco.

2) O risco da polarização entre Ratinho Junior e Osmar Dias, que parece se consolidar, é ruim para Ricardo Barros. A situação pode se resolver no primeiro turno e ele ficar sem latinhas para negociar.

O senador Roberto Requião tirou votos de Ratinho, 5%, de Osmar Dias e Cida Borghetti, 3%.

Segundo a pesquisa divulgada nesta sexta, a intenção de votos oscilou para menos tanto para Ratinho Jr quanto para Osmar Dias, na comparação com a primeira pesquisa do Ibope para o governo paranaense. Em abril, Ratinho tinha 34% das intenções de voto e agora está com 30%. Já Osmar passou de 28% das intenções de voto em abril para 25% nesta nova rodada do levantamento. Já a atual governadora viu o seu nome registrar um crescimento: passou de 5% para 10% das intenções de voto entre as duas pesquisas. Contudo, no cenário com Roberto Requião ela cai para 7%.

O levantamento também quis saber em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum. A maior rejeição foi ao nome do senador Roberto Requião, com 37% das respostas. Na sequência, apareceram os nomes de Doutor Rosinha (28%), Geonisio Marinho (24%), Cida Borghetti (24%), Jorge Bernardi (23%), Ratinho Junior (19%) e Osmar Dias (18%).

Faça um Comentário