Cícero Cattani
02 jan 2018

Mina de votos. Cooperativas reúnem um 1/3 dos eleitores

As centrais e cooperativas singulares reúnem enorme contingente eleitoral. As dez maiores centrais – espalhadas estrategicamente –  fecharam 2017 com  faturamento de mais de R$ 70 bilhões. Estima-se que mais de um terço do eleitorado está ligado ao setor,  diretamente ou de alguma outra forma. Uma força e tanto.

O pré-candidato Osmar Dias teve sempre seu nome associado a esse universo. De uma família de pioneiros agricultores da região de Maringá, formado em Agronomia, trabalhou para a poderosa Cocamar e foi diretor da Faculdade de Agronomia de Bandeirantes, de onde já saíram dezenas de profissionais hoje atuando em muitas das grandes e pequenas cooperativas.

Passou pela administração estadual ocupando postos chaves, inclusive sendo Secretário de Agricultura. Seu legado seria a moderna prática agrícola que alavancou a lavoura paranaense. Foi vice-presidente e responsável pela careira de crédito agrícola do Banco do Brasil, um maná de recursos.

Por tudo isso, seria Osmar Dias o candidato preferencial desse enorme contingente eleitoral? O também pré-candidato Cesar Silvestri Filho, prefeito reeleito de Guarapuava, contesta: Osmar se meteu numa cilada sem volta. Ele estava tentando se reaproximar da sua base tradicional, do agronegócio, e agora se alia ao Requião, que foi quem empoderou o MST, criou uma guerra ideológica contra os transgênicos e reduziu a produtividade e a capacidade de exportação do nosso Porto de Paranaguá.”

Silvestri Filho, por exemplo, contaria com o apoio, entre outras,  da poderosa Agrária, de Entre Rio, em Guarapuava.

Comentários

  • Antonio Carlos Almendra | 09 jan 2018

    Conheço o Osmar e familia desde que morei em Maringá, acompanhei sua trajetória politica.Fui seu eleitor por várias vêzes. Hoje tenho que concordar com Cézar Silvestra. Já não bastou abrir palanque para a Dilma no Paraná, ainda permanece à sombra do Lupi presidente do partido, e, agora se alia ao Socialista falastrão do Requião. Não condiz com o pensamento da maioria dos produtores rurais que sempre o apoiaram e formam a sua base.

Faça um Comentário