Cícero Cattani
15 ago 2018

Mais de 80% não tem candidato. Muito chão pela frente

A pesquisa IRG/Bem Paraná, divulgada nesta quarta, revela que às vésperas do início da campanha eleitoral, a maioria dos paranaenses ainda não definiu em quem vai votar para o governo do Estado ou segue alheia a disputa. Na consulta espontânea, em que o eleitor é convidado a informar sua preferência sem a apresentação de uma lista prévia de candidatos, nada menos do que 78,6% dos entrevistados dizem não saber dizer nenhum nome dos concorrentes ou preferido, o que indicaria que a disputa está aberta. Além disso, outros 6,5% dos ouvidos pelo IRG disseram não pretender votar em nenhum dos candidatos ao comando do Palácio Iguaçu nas eleições de outubro.

Na primeira sondagem desde as convenções que definiram oficialmente candidaturas e coligações, o deputado estadual Ratinho Júnior (PSD) lidera as intenções de voto para o governo do Estado, com 45%, seguido da governadora Cida Borghetti (PP), com 20,2%, segundo levantamento do IRG Pesquisas, encomendado pelo jornal Bem Paraná. Em terceiro na corrida pelo comando do Palácio Iguaçu está o deputado federal João Arruda (MDB), com 7,1%. A margem de erro é de 2,8% para mais ou para menos. Os números são da consulta estimulada, em que os eleitores são questionados sobre em quem pretendem votar a partir de uma lista dos candidatos.

Em quarto na preferência do eleitorado aparece o ex-deputado federal e candidato do PT, Dr Rosinha, com 3,9%. O professor Piva (PSOL) foi citado por 2,2% dos entrevistados, seguido do candidato da Rede Sustentabilidade, o ex-vereador de Curitiba, Jorge Bernardi, com 1,8%, e pelo jornalista Ogier Buchi, candidato do PSL – partido do presidenciável Jair Bolsonaro – com 1,5%.

A lista inclui ainda Priscila Ebara (PCO), com 0,3%; o candidato do PSTU, Ivan Bernardo, com 0,2%; e Geonísio Marinho (PRTB), com 0,1%.
A pesquisa aponta ainda que 11,4% dos eleitores não pretende votar em nenhum dos candidatos listados. Outros 6,3% não souberam responder.

Sexo e idade – Ainda na consulta estimulada, Ratinho Jr atinge seu maior índice entre as mulheres, com 47,8%, contra 41,9% do eleitorado masculino. O resultado se inverte em relação à Cida Borghetti, que tem 22% de intenção de voto dos homens, e 18,6% das mulheres.

O eleitorado feminino também é o mais indeciso ou refratário aos candidatos apresentados. Entre as entrevistadas, 14% disseram não pretender votar em nenhum dos candidatos. Já entre os homens esse índice é de 8,6%. Entre os que disseram não saber em quem votar, 6,9% são mulheres e 5,6%, homens.

Em relação à idade, Ratinho Jr tem melhor resultado entre os eleitores com 25 a 34 anos (50,4%) e menor entre os com 16 a 24 anos (37,8%). Já Cida Borghetti cresce entre os eleitores com 60 anos ou mais (23,7%) e cai entre os com 25 a 30 anos (17%).

O IRG ouviu 1.250 eleitores em 75 cidades paranaense, entre os dias 9 e 14 de agosto. O grau de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número PR-09806/2018.

Faça um Comentário