Cícero Cattani
23 fev 2018

Leal Jr. é parceiro dos Richa desde a prefeitura

Uma foto de 2016 é reveladora  das  ligações do governador e do secretário da Infraestrutura,  com o diretor geral do DER.:  À direita, o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, ao centro o governador Beto Richa e à esquerda o diretor geral do DER-PR, Nelson Leal Júnior, na comemoração dos 70 anos do órgão, em dezembro de 2016 . Foto de Orlando Kissner/Agência Estadual de Notícias.

Segundo Euclides Lucas Garcia, do portal Gazeta do Povo, Leal Jr acompanha Beto Richa desde o tempo em que ele prefeito:

  • – A prisão do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Nelson Leal Jr., caiu como uma bomba no Palácio Iguaçu. Aliado de Beto Richa (PSDB) desde a época da prefeitura de Curitiba, ele é subordinado ao irmão do governador e secretário de Estado de Infraestrutura, Pepe Richa. Ao comentar o assunto, integrantes do círculo de poder do tucano não escondem a preocupação com os desdobramentos do caso – na esfera policial e também eleitoral. Leal Jr. foi exonerado do cargo no final da tarde.

Deflagrada no âmbito da Lava Jato nesta quinta-feira (22), a Operação Integração investiga casos de corrupção na concessão de rodovias federais no estado. Contra Leal Jr. pesam suspeitas de recebimento de dinheiro de forma ilícita de empresas ligadas ao pedágio. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), ele “firmou com as concessionárias inúmeros termo de ajuste sem amparo técnico em que foi acordada a retirada de obras e o incremento das tarifas”.

Por ora, Leal Jr. está preso temporariamente por cinco dias, prorrogáveis por mais cinco. E o receio do Palácio Iguaçu é como isso vai respingar no governador. O atual diretor-geral do DER foi secretário de Obras em Curitiba quando Richa era vice-prefeito e se manteve na pasta quando o tucano assumiu a prefeitura. Na administração da capital, ele ainda foi assessor no gabinete do então prefeito Beto Richa e também na Secretaria de Governo.

Já com Richa no governo do estado, Leal Jr. assumiu o DER em 2013 – ele também integra o Conselho Fiscal da Copel. No órgão, onde tem salário de R$ 12,7 mil, ele responde a Pepe Richa, que, agora, vê sob risco as pretensões de se candidatar a deputado federa

Faça um Comentário