Cícero Cattani
11 nov 2015

Jurados do caso Carli Filho serão sorteados em breve

BandNews:

O Tribunal do Júri de Curitiba marcou a data para o sorteio de jurados no caso Carli Filho. Eles serão escolhidos em 30 de novembro para atuar no júri popular que deve julgar o ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho por homicídio, no acidente que ele provocou em 2009 e que resultou na morte dos jovens Gilmar de Souza Yared e Carlos Murilo de Almeida. O júri popular está marcado para 21 e 22 de janeiro. Os jurados são escolhidos entre pessoas não magistradas, alistadas anualmente, e que representam a sociedade.

Um total de 25 jurados é intimado a comparecer no Tribunal do Júri. Desses, apenas sete são sorteados para formar o Conselho de Sentença. Os demais jurados não sorteados são dispensados daquele julgamento. Eles não podem trocar informações entre si. A votação dos jurados na audiência do Tribunal é secreta e o veredito é soberano.

A defesa do ex-deputado Ribas Carli ainda aguarda o julgamento de um recurso interposto no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar impedir a realização do júri popular. Os advogados também devem recorrer da decisão do Superior Tribunal de Justiça que, na semana passada, rejeitou um pedido semelhante. Carli Filho deve ser julgado por duplo homicídio doloso, ou seja, quando há intenção de matar. Os advogados do ex-deputado alegam que a velocidade excessiva, a embriaguez e a violação do sinal do semáforo são elementos característicos da imprudência no trânsito e não do dolo eventual. Para eles, não há indicativos mínimos de que Carli Filho tenha aceitado o risco de causar a própria morte e a das vítimas. Nos recursos às cortes superiores, a defesa de Carli Filho argumenta que o crime deveria ser classificado como culposo, ou seja, quando não há intenção de matar.

O Ministério Público Estadual e o advogado Elias Mattar Assad, contratado pela família Yared como assistente de acusação, defendem a manutenção da classificação do crime e, com isso, a realização do júri popular.

Comentários

  • parana neto | 11 nov 2015

    É se preprarem…vai correr muita grana…vão limpar os bancos em Guarapuva…o corredor da br 277 para curitiba vai ser um propinoduto….1 milhão para cada um ….25 milhões…é pouco para esta gente…estão muito quietos…vão aprontar alguma…conheço tudo…a ida e a frida…
    Paris não esta fora dos planos….aguardem….vem bomba por aí!!!!!

    pn.

Faça um Comentário