Cícero Cattani
07 out 2018

Ibope Senado – Votos válidos: Requião, 26%; Oriovisto, 16%; Richa, 14%; Arns, 14%; Canziani, 13%

Leia mais: –

Análise de Rogerio Galindo

Se na eleição para o governo do Paraná faltaram candidatos competitivos, na disputa pelas duas vagas no Senado aconteceu o oposto. Cinco nomes disputam até o último dia as duas cadeiras, segundo o Ibope deste sábado.

Na verdade, tudo indicava que os dois ex-governadores seriam favoritos absolutos. Roberto Requião (MDB) confirma essa situação e parece o único senador já eleito, caso não aconteça nenhuma surpresa.

Do outro lado, Beto Richa (PSDB) passou por todo tipo de problema desde o início da campanha. Já era rejeitado por sua chapa antes mesmo do começo da eleição. Mas sua prisão, em 11 de setembro, acusado de corrupção, tornou as coisas ainda mais difíceis.

Leia mais: Ratinho deve ganhar governo por W.O., mostra Ibope

O fato é que Beto caiu e deu margem para três outros candidatos o alcançarem (e possivelmente deixarem-no para trás) nas três semanas que se passaram.

Oriovisto Guimarães (Podemos), com uma campanha milionária, nome limpo e uma história de sucesso pessoal, causou impacto; Alex Canziani (PTB) conseguiu apoio de Jair Bolsonaro (PSL); e Flavio Arns (Rede) faz uma campanha sólida.

O resultado é praticamente imprevisível, embora pareça que Beto tenha menos condições de vencer do que qualquer um dos outros, pela sua descendente e pela subida frenética de alguns de seus oponentes.

Metodologia

O Ibope ouviu 1.512 eleitores entre os dias 4 e 6 de outubro, sob encomenda da RPC. A margem de erro é de 3 pontos, com 95% de confiança. O registro na Justiça Eleitoral é PR-07265/2018.

–:–/–:–

Faça um Comentário