Cícero Cattani
13 maio 2018

Eleição 2018. Disputa estadual atrelada a acordão nacional

– -Uma longa reunião na quarta-feira à noite selou um pacto mais do que relevante nesta fase da disputa eleitoral.

Por ele, DEM, PP, Solidariedade e PRB apoiarão um mesmo candidato à Presidência da República — Geraldo Alckmin seria a opção natural.

Os presidentes dos quatro partidos chegaram à conclusão, diante de Rodrigo Maia, em cuja residência oficial ocorreu o encontro, que juntos têm força suficiente para que seus pleitos sejam atendidos.

A indicação do candidato a vice é a mais importante delas. O grupo quer também ganhar mais corpo, com a adesão do PTB e PR.

Ao fecharem um acordo com essa feição, fica implícito que as candidaturas a presidente de Maia (pelo DEM) e Flávio Rocha (PRB) morreram e devem ser enterradas ao longo de junho”.

A se confirmar o noticiado pelo  Lauro Jardim, em O Globo, é possível o tucano paulista em campanha com Cida Borghetti, não necessariamente com Beto Richa no mesmo palanque.

Ao ser confirmado presidente do PSDB nacional e candidato natural à presidência da República, Geraldo Alckmin foi objetivo: as indicações regionais teriam que passar pelo crivo dele. Isto é, Beto Richa não teria mais o poder de indicar o candidato ao governo estadual, mesmo com a delegação do diretório regional dada a ele.

Se tudo pode estar a favor de Cida, a escolha do seu vice pode criar um impasse daqueles. Candidatos não faltar dentro grande arco da aliança em torno dela

Nesta altura da campanha, com Richa respondendo processo de  desgaste permanente pelas denúncias que a Justiça Federal manda para a Polícia Federal investigar, teme-se pela candidatura dele ao Senado, levando de roldão o irmão José Pepe Richa,  pretendente a deputado federal, e do filho Marcello à Assembleia.

Aguardar o desdobramento de um acordão nacional dos partidos de centro, enquanto Temer também  arrisca negociar outra entre partidos de  centro esquerda em torne de Gilberto Alckmin e ou Henrique Meirelles, é de bom alvitre esperar pelas convenções de junho/julho.

Faça um Comentário