Cícero Cattani
02 jun 2018

Depois de 18 anos na política, Cida é ilustre desconhecida

Apoiadores da governadora candidata Cida Borghetti, da qual o eleitorado não sabe quem  é, após 18 anos na política –  quatro mandatos eletivo –   apostam que ainda há tempo para ela deixar de ser uma ilustre desconhecida dos paranaenses. Mesmo depois da frustrante constatação de que menos de 1% declara seu voto, na pesquisa espontânea do  Ibope/CBN Cascavel.  A que vale para identificar a intenção de voto, segundo analistas. Contudo, a rejeição é alta entre os que a conhecem:  24%  não votariam nela de jeito nenhum.

Na pesquisa espontânea, 59% dos entrevistados declararam que não sabem em quem votariam. Os que afirmaram que pretendem votar em nulo ou em branco somam 27%. Na sequência, aparecem os senadores Roberto Requião e Alvaro Dias , com 3% das intenções de voto. (Dias épré-candidato à Presidência ). Ratinho Junior e Osmar Dias aparecem com 2% das menções. Os outros nomes, Cida incluída,  não somam 1%.

O levantamento também quis saber em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum. A maior rejeição foi ao nome do senador Roberto Requião, com 37% das respostas. Na sequência, apareceram os nomes de Doutor Rosinha (28%), Geonisio Marinho (24%), Cida Borghetti (24%), Jorge Bernardi (23%), Ratinho Junior (19%) e Osmar Dias (18%).

Pondera o blog Fabio Campana  que os números da pesquisa espontânea, a mais importante neste momento e que revela o baixíssimo interesse dos paranaenses nas eleições deste ano. Outro dado: aqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto passam de 19% para 27%. Tudo somado, beira 86% de indecisos ou desinteressados.

E mais: Além de alcançar os dois dígitos nas pesquisas, pontuou 10% no Ibope (Cenário sem Requião, com ele, 7%), a governadora Cida Borghetti (PP) tem o maior potencial de crescimento entre os pré-candidatos ao Palácio Iguaçu. Cerca de dois quintos (37%) afirmam conhecer bem ou mais ou menos e apenas 30% afirmam que Cida é a governadora do Estado. Portanto, Cida é desconhecida por 63% dos eleitores e 70% ainda não sabem que ela é a atual governadora do Paraná. Há um grande espaço para o crescimento nos próximos levantamentos.

No grau de conhecimento de cada um dos possíveis candidatos, Roberto Requião (MDB) é o mais conhecido com 71%. Três quintos fazem tal afirmação em relação a Osmar Dias (PDT) e proporção semelhante (58%) declaram conhecer bem ou mais ou menos Ratinho Junior (PSD). Os demais pré-candidatos são  desconhecidos pelos paranaenses: Cerca de quatro em cada dez (41%) não sabe ou não responde quem é o atual governador (a) do Paraná e 25% citam o nome de Beto Richa (PSDB). Apenas 4% citam outros nomes – revela Campana.

Conclusão: comunicou mal, excelência, mandou mal dona Cida.  Ou o marido Ricardo Barros, o artífice da candidatura dela ao governo.

Faça um Comentário