Cícero Cattani
29 set 2018

Datafolha: Bolsonaro mantém 28%, e Haddad cresce 6 pontos e chega a 22%

A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira mostrou que o candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, cresceu seis pontos percentuais e tem, agora, 22% das intenções de voto, se aproximando de Jair Bolsonaro (PSL), que manteve os 28% que tinha no levantamento anterior.

Ciro Gomes (PDT), com 11%, e Geraldo Alckmin (PSDB) , com 10%, estão tecnicamente empatados. O pedetista oscilou dois pontos negativamente e o tucano variou dois pontos percentuais positivamente. A candidata da Rede, Marina Silva, que já esteve na segunda colocação no final de agosto, agora tem apenas 5% das intenções de voto.

As entrevistas foram realizadas após algumas polêmicas envolvendo a campanha de Bolsonaro. Seu vice, o general Hamilton Mourão, criticou o 13º salário em uma palestra no Rio Grande do Sul e foi desautorizado pelo candidato do PSL, que chegou a dizer que ele desconhecia a Constituição.
Um voto impossível

O Datafolha também questionou os eleitores para saber em quais candidatos eles não votariam de “jeito nenhum”. A rejeição a Bolsonaro subiu três pontos percentuais e chegou a 46% em relação ao último levantamento, em 20 de setembro.

Haddad também viu sua rejeição subir três pontos, de 29% para 31%. Ciro Gomes é rejeitado por 21% dos entrevistados, um ponto percentual a menos que em 20 de setembro. E Alckmin registrou rejeição de 24%, igual ao levantamento anterior.

SEGUNDO TURNO

Nas simulações de segundo turno, a pesquisa mostrou que numa disputa entre Haddad e Bolsonaro, o petista leva vantagem pela primeira vez. Agora, o petista teria 45% das intenções de voto numa segunda rodada contra 39% do deputado. No levantamento anterior, eles estavam empatados com 41% das intenções de voto.

O instituto entrevistou 9 mil eleitores de 343 municípios entre os dias 26 e 28 de setembro. percentuais. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo.

Leia mais: https://oglobo.globo.com/brasil/datafolha-bolsonaro-mantem-28-haddad-cresce-6-pontos-chega-22-23112438#ixzz5SRy9O1bW
stest

Faça um Comentário