Cícero Cattani
10 out 2018

Alep terá 20 partidos; três deles esbarram na cláusula de barreira; Ratinho terá a maior bancada

Roseli Abrão, blog – 

A partir de 1º de fevereiro  de 2019 a Assembleia Legislativa do Paraná terá representantes de 20 partidos (hoje são 18). A maior bancada, eleita em 7 de outubro, é a do PSL do presidenciável Jair Bolsonaro, que elegeu oito deputados.

O PSD do governador eleito Ratinho Júnior, terá seis deputados. A terceira maior bancada, com cinco deputados, será do PSB; depois PSC, com quatro. Com quatro deputados, também, o PT; depois o PP, PPS e PSDB com três deputados cada, seguido do MDB, DEM, PR, PDT, PRB, Pros e PV, com dois deputados cada.

PTB, PPL, PRTB, PMN e Podemos terão um deputado.

Cláusula de barreira

Dos 20 partidos que terão representantes na Assembleia Legislativa, três esbarraram na cláusula de barreira – PMN, PPL, PRTB – por atingir o mínimo de votos ou de eleitos para a Câmara, em todo o território nacional, como é exigido pela Constituição.

No total, em nível nacional, são 14 partidos enquadrados nesta regra e em razão disso irão perder, já a partir do próximo ano, o direito de receber recursos do Fundo Partidário e participar do horário gratuito de rádio e televisão.

Faça um Comentário